Começa no dia 22, terça-feira, e vai até no dia 26, sábado, a Semana do Bebê, de Colatina, um evento mobilizador em favor dos direitos de meninos e meninas na primeira infância. Serão cinco dias, com uma programação repleta de atividades pedagógicas, artisticas e de saúde, realizada pela Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), Saúde (Semus), Educação (Semed), Cultura, Esportes e Lazer (Secult) e Conselho Tutelar.

A abertura da Semana, que aconteceria no dia 21, segunda-feira, com uma solenidade e uso da Tribuna Livre, na Câmara Municipal, foi antecipada para o último dia 14, na Câmara Municipal. Na oportunidade, ocorreu um debate com o “Importância da Semana do Bebê”, envolvendo famílias de crianças de 0 a 06 anos, estudantes, profissionais e população em geral.

No dia 22, haverá duas palestras com o mesmo tema “A redução da gravidez na adolescência”, apresentadas pela enfermeira Ingrid Viana Fleischmann, para adolescentes do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Uma, será às 8 horas, na Escola Oséas Rangel de Amorim, no Bairro Colatina Velha e a outra, às 14 horas, na Escola João Manoel Meneguelli, no Bairro Ayrton Senna.

No dia 23, também acontecem duas palestras, para gestantes e puérperas, com o tema “A Saúde na 1ª infância”. A primeira, às 8 horas, será no Hospital Maternidade Santa Casa de Misericórdia, no Bairro José de Anchieta, com a enfermeira Míria Costalonga. A segunda, às 14 horas, será no Hospital São José, no Centro, com a enfermeira Dayane Saraiva.

“Higiene bucal e corporal” é o tema da palestra da dentista Liliane Souza Auer, no dia 24, às 8 horas, no Centro de Educação Infantil Municipal Profª. Zita Botelho de Almeida, no Bairro Colúmbia. Às 19 horas, a enfermeira Ana Maria Lima, vai falar sobre “Saúde na 1ª infância”, no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Santo Antônio. O público-alvo são famílias com crianças de 0 a 6 anos e as comunidades locais.

No dia 25, as crianças do Ceim São Vicente de Paula farão um passeio com o trenzinho pelas ruas da cidade. No último dia, as atividades serão concentradas no calçadão da Rua Geraldo Pereira, a partir das 9 horas, que vão envolver profissionais de diferentes áreas.

Terá aferição de pressão, pesagem de bebês e distribuição de informativos, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus); de pintura facial, pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Paefi (Programa de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos); e manicure infantil, com alunas do curso de Pedagogia, do Unesc.

Semana

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social, que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A ideia é incentivar os municípios para que realizem o evento todos os anos, contribuindo assim com o “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”, iniciativa do Unicef em apoio à estratégia Toda Mulher Toda Criança, lançada em 2010 na ONU (Organização das Nações Unidas). O objetivo é acelerar os esforços dos governos e da sociedade de reduzir as mortes evitáveis de crianças de até 05 anos, com ênfase nos primeiros dias de vida.