No próximo sábado (23), acontece a XV edição da Vila Literária, a terceira realizada este ano. O evento faz parte do programa Colatina Cidade Leitora e nesta edição desenvolve o tema: “Cultura Afro nas Escolas”.

A programação será realizada na Praça Sol Poente, a partir das 18 horas, e contará com atividades de integração e valorização da Cultura Afro Brasileira. Além disso, haverá ainda, atividades como: árvore de livros, pintura facial, cantinho do artesanato, bingo literário, oficinas literárias e cantinho da saúde.

Haverá ainda a oficina de confecção de bonecas Abayomis. As Abayomis são bonecas de pano artesanais, muito simples, confeccionadas a partir de sobras de pano e feitas apenas com nós, sem costura. Sempre negras, as bonecas possibilitam o trabalho com a identidade afro-brasileira, buscando superar as desigualdades de gênero, integrando a memória cultural brasileira. A palavra abayomi significa aquele que traz felicidade ou alegria.

Um dos momentos mais aguardado pelas crianças é sempre o show de música e contação de histórias com Cláudia Tardin e Renan Peruggia, que conseguem envolver adultos e crianças de forma divertida e lúdica.

A Vila Literária, é uma realização da Prefeitura de Colatina, através da Secretaria municipal de Educação e tem como objetivo incentivar a leitura desde a infância, envolvendo as crianças com brincadeiras, jogos e oficinas educativas.

O evento conta com parceiros como: Fundação Castelo Branco, Colégio Marista, Unesc, Livraria Cordis e Sporte Brazil.